sexta-feira, 1 de junho de 2012

Porque Crop Literário ?

Como tudo começou... (por Stella Glinski)

Sabe aquelas listas que começamos todo ano, aonde colocamos as nossas resoluções para o ano que está iniciando? Então, pensando justamente nas coisas que eu pretendia fazer e estava adiando, resolvi me inscrever em um clube do livro.

Como não localizei na internet nada parecido com o que eu estava buscando, resolvi arregaçar as mangas e iniciar um clube de leitura...

Google Imagens

Comecei pesquisando pela internet clubes de leitura que tivessem reuniões presenciais (nada de discussões pela net, em fóruns), pois queria algo mais tête-à-tête, pois nada mais agradável do que poder discutir pessoalmente as interpretações/dúvidas/análises que o livro nos proporcionou. Fóruns são extremamente úteis para encontramos respostas a algumas perguntas, mas não era o que eu estava buscando... queria algo mais "acolhedor", algo que realmente lembrasse um chá das cinco, um café entre amigos...

Google Imagens

Decisão tomada, e agora? Por onde começar??? Precisava convidar companheiras de atividade e/ou hobby em comum, e eis que aí entra o Scrapbook! 

Deviantart

O Scrapbook é uma das atividades que tento exercer nos meus momentos de folga e tenho amigas neste mundo de "colecionar lembranças" que moram em Curitiba... Pensando nisso, passei pelo blog da Ale Dossena e eis a minha surpresa ao descobrir um post dela aonde a mesma contava que estava repaginando o seu blog e incluindo naquele lindo cantinho, as suas artes: textos, poemas, histórias e scrapbook (veja aqui o post)! Pensei na hora: BINGO! Encontrei a minha primeira amiga para o clube!!! Mas minha surpresa não parou por aí, ao terminar de ler post eis que está lá, bem estampado nos comentários a minha segunda amiga do Clube, a Sandrinha...

Depois disso, tudo ficou fácil: as pessoas certas chamaram outras pessoas certas (não é, querida
Paty?!?) e o que antes era apenas uma idéia, através do trabalho de desenvolvimento da Ale, Sandra e Paty, passou a ser realidade!

Como todas tínhamos o scrapbook em comum, a idéia do nome não poderia fugir a algo que remetesse ao Scrap, e acredito que foi dessa vontade de unir o grupo, com encontros e trocas de experiências, que a Ale teve a excelente idéia de batizar o nosso Clube de Leitura com o nome de CROP LITERÁRIO! No mundo do Scrapbook, o termo Crop é muito difundido para designar encontro de grupos de amigas que querem expôr, aprender, ensinar, trocar experiências, além de tecer novas amizades! Acredito que um nome mais acertado não poderia surgir depois deste, não é mesmo? Pois o termo Crop consegue englobar justamente o nosso hobby com a nossa paixão pela literatura!





15 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Obrigada pelo convite Stellinha!
E pela oportunidade de reunir pessoas queridas e com essa grande afinidade. Espero que esse grupo seja precursor de muita troca de cultura e encontros divertidos!
Amigas, café e livros! Tem melhor? rs
Bjs !!

Paty Molina disse...

Stella ficou demais este post! E pensar que estamos cheias de amigas que também fazem scrap e têm essa paixão por tudo o que os livros podem nos oferecer.É o começo de grande viagem através das palavras!
bjkas
Paty Molina

Mi Asanome disse...

puxa, meninas! que idéia super bacana! parabéns pelo blog!
estou curiosa pra ver o que vai rolar por aqui! : )
só pra saberem, como amo tudo que é relacionado ao papel, também amo livros! podem chamar pra esses crops que estou dentro!
beijos e bom final de semana!
mi

Márcia Pierina disse...

Ai que sementinha boa..adorei a proposta, o tema... é na leitura que uma mente pode se abrir e é nas artes que também damos expressão ao que reside em nossas mentes. Adorei a ideia e estou muito curiosa para ver as próximas postagens.
Bom início para todas.
Beijos

Gisele Cavassin disse...

Meninas, esse cantinho ficou incrível! Desejo um super sucesso pra vocês! Parabéns pelo espaço e por serem apaixonadas pela leitura!
Beijos,
Gi

Gildett de Marillac disse...

Meninas parabéns pela idéia, sou amante de livros, gosto até do cheiro...

Mariza Sales disse...

A idéia égenial. Amei, Parabéns. Bjokas, Mariza

Ana Luisa disse...

Parabéns pela iniciativa meninas !!!!

Sucesso e espero ver muitas dicas boas por aqui !!!

Bjs

Ro Miqueletto disse...

Oi meninas!

Parabéns pela iniciativa! Eu adoro ler!Sucesso para vocês!

Beijocas!

Ro Miqueletto

Sandra disse...

Ler é muuuito bom, e ter a companhia de outros leitores para curtir o texto é ainda mais legal! Que tenhamos muita companhia para nossos crop literários!!

bjs à todas!

Unknown disse...

Oi Stella, sua mãe já havia comentado sobre o seu interesse por scrapbooks, isso aqui ficou muito melhor! Parabens pela iniciativa!! Beijo

Unknown disse...

Oi Stella, gostei deste espaço. Parabens pela iniciativa. Abraço.

Lucia Orofino Cardoso disse...

Oi Stella,

Adorei esse espaço. Muito bom encontrar encontrar pessoas queridas reunidas em prol da cultura e da arte. Parabéns pela iniciativa.
Após ler comentários sobre o livro "Cemitério", fiquei curiosa pela leitura e com certeza vou adquirir um exemplar e ler com carinho, buscando todas as riquezas de detalhes que vocês comentaram.
Gostei tanto desse cantinho que vou voltar mais vezes e acompanhar o trabalho de vocês.
Obrigado por conhecer meu cantinho e participar do sorteio. Seu nome já está na lista, agora é só cruzar os dedinhos e torcer.

Beijos

Aline Fonseca disse...

Uma proposta bem bacana!!!
Sucesso para vocês, meninas!
Estarei de olho aqui neste cantinho!
Beijosssssssssssssssssssss

stela disse...

Adorei o Crop Literário. Sou uma leitora compulviva! Será que posso entrar no Crop memo morando no Rio de Janeiro - capital?
Aguardo a resposta da Stella para uma outra Stela!
Obrigada pela atenção de voces todas!
Beijocas da Stela