quinta-feira, 14 de junho de 2012

O Cemitério de Praga e alguns detalhes

Um livro tão rico como o "Cemitério de Praga" traz informações e assuntos que temos vontade de conhecer mais a fundo. Mostrarei aqui algumas curiosidades do livro.

O "cemitério de Praga" a que o título se refere se trata do antigo cemitério no bairro Josefov, em Praga, República Tcheca. O cemitério foi fundado no século XV e tem aproximadamente doze mil sepulturas, sendo que, por falta de espaço, cada sepultura tem várias camadas. Este local recebeu enterros entre os anos 1439 e 1787. Os judeus eram então proibidos de enterrar seus mortos fora de seu próprio bairro.

Cemitério judeu de Praga


Os Protocolos dos Sábios de Sião também existem fora do livro de Umberto Eco. Trata-se de um texto que a Polícia Secreta da Rússia (Okhrana) forjou a partir do livro de Hermann Goedsche, de 1868. E esse autor, por sua vez, plagiou a história de Maurice Joly, de 1864 e mudou os protagonistas do complô (originalmente o inferno contra Napoleão III) para judeus conspirando para dominar o mundo. Adolf Hitler usou o texto da Okhrana para justificar a barbárie promovida contra os judeus. Ele escreveu em seu livro, Mein Kampf"Em que medida a existência desse povo é baseada numa mentira contínua é demonstrado incomparavelmente pelos Protocolos dos Sábios de Sião....".


O personagem principal também toma parte da Comuna de Paris. Em 1871 o povo parisiense, apoiado pela Guarda Nacional, se insurgiu contra os invasores prussianos. Para ver mais fotos desse fato histórico, siga esse link: Paris en Images.



A Comuna de Paris

E vocês, leitores, gostariam de compartilhar outras curiosidades conosco? Aguardamos suas contribuições.

Boa leitura!


4 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Para mim essa foi a maior vantagem de lê-lo, conhecer partes da história que eu ainda não sabia. Muito legal sua pesquisa Sandra !
Bjs

Stella disse...

Oi Sandra, Obrigada por compartilhar conosco as curiosidades do livro!
Beijos

Paty Molina disse...

É muito interessante notar como uma história pode ser recontada várias vezes e apropriada para atender a certos interesses. Parabéns querida!
bjkas da Paty

Dani Alonso disse...

Com certeza está na minha lista de livros que vou ler!
bjsss