terça-feira, 18 de setembro de 2012

Enquete Encerrada!

Oi pessoal, tudo bem? Muito calor por aí??? Aqui em Curitiba os termômetros estão subindo rapidamente! Parece que estamos no meio do verão! Mas vamos deixar de conversa a toa e vamos ao resultado da nossa enquete!
Primeiramente quero agradecer a todos que participaram da nossa enquete, nós aqui do Blog adoramos saber que voces estão votando, participando e deixando seus recadinhos!!! A enquete era sobre qual Gênero Literário mais agradava os nossos leitores aqui do Blog, e o gênero Romance foi o vencedor! Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre este Gênero?


O Romance está englobado dentro da estrutura narrativa da epopeia clássica e surge (como a forma que o conhecemos hoje) entre os séculos XVI e XVII, principalmente na Espanha (Dom Quixote – Cervantes), expandindo-se depois para a Inglaterra, França e Alemanha. Ao atingir o século XVIII, o romance já havia se tornado a forma literária mais popular entre todas.

Google Images

 Podemos encontrar as seguintes estruturas em quase todos os romances:

- O tom utilizado normalmente é bem coloquial, através da prosa;
- Os personagens centrais (heróis), são pessoas comuns vivendo seus dramas corriqueiros, tais como problemas de ordem sentimental, financeira ou social, muito comum a maior parte dos leitores, fazendo com que este mergulho no cotidiano individual, adquira vários apreciadores, através da identificação do leitor com os personagens principais.
- os personagens principais por se assimilarem ao dia a dia, ao cotidiano comum, normalmente não são “perfeitos”, vivendo suas histórias sempre através da disputa de seus desejos íntimos x realidade hostil que estão cercados, apresentando com isso uma complexidade maior. Proporcionando ao leitor, muitas vezes, a possibilidade de sondagem interior do personagem.
De acordo com o tema abordado e os personagens envolvidos, o Romance pode ser dividido em alguns tipos, coforme abaixo (preferi mencionar apenas os mais usuais, pois existem vários tipos que compõe este gênero literário, ok?):
Romance Autobiográfico – Mistura relatos autobiográficos, com viagens, reflexões intelectuais, fatos e acontecimentos históricos. No Brasil, tem seu expoente marcado por livros de intelectuais que viveram no exílio ou sofreram atrocidades da ditadura militar, tais como Fernando Gabeira (O que é isso companheiro) e Erico Veríssimo (Solo de Clarineta I e II).
Google Images

Romance Policial – tem como enredo o esclarecimento de um crime/assassinato através do personagem de um detetive. Os primeiros romances deste gênero são de Edgar Alan Poe, sendo seguido por Conan Doyle, criador do detetive Sherlock Holmes (O Cão dos Baskervilles) e posteriormente por Agatha Christie e seu detetive belga, Hercule Poirot.

Google Images

Romance Erótico – histórias de amor e sexo, que utilizam o erotismo em sua forma escrita para descrever o dia a dia/costumes/hábitos e predileções dos personagens. Este gênero de romance foi muito difundido com Marques de Sade e agora retoma as prateleiras das livrarias de quase todos os países, com Cinquenta tons de Cinza (o primeiro livro da trilogia) da autora E.L. James, que vendeu mais que Harry Potter na Amazon.com!!!).

Google Images

Devido a este boom mercadológico de romances erotizados escritos principalmente para mulheres, o mercado editorial já investe em outros títulos, como: como Toda Sua (Sylvia Day) e Belo Desastre (Jamie McGuire), sendo este ultimo considerado um best seller pelo New York Times!


Seguindo esta linha, o clássico do Romance inglês, Orgulho e Preconceito, será editado com uma nova versão, desta vez erótica! Vamos aguardar para ver como será recebido esta remodelagem de um clássico da literatura.
Apesar do aquecimento no mercado literário, estes livros ainda são vistos pela crítica com um pé atrás, pois segundo a opinião mais comum entre o meio, os livros são mais descritivos (cenas apimentadas) do que literários (sofrem com a falta de qualidade na forma escrita).
Apesar da falta de entusiasmo dos críticos, o mercado editorial gostou da recepção dos leitores e pretendem continuar com este filão de tornar o erótico mais popular e aceitável, tirando proveito da possibilidade da mulher moderna ler o que bem entender.
E vocês, que livros deste gerero acrescentariam ou indicariam para este post?

Beijinhos e até a próxima!

3 comentários:

ALE DOSSENA disse...

Adorei o post ! E muito legal que o romance ganhou a enquete, também é um dos meus gêneros preferidos. Eu lia muito Agatha Christie, adorava um bom romance policial.
Bom, essas versões erotizadas eu ainda não experimentei ler, então não posso opinar, por enquanto ainda prefiro Harry Potter....rsrsrsrs.
Bjssssssss!

Sandra disse...

Que interessante, Stella!! A diferença entre o gênero romance e os outros ficou bem grande! Obrigada por compartilhar conosco sobre as características e os tipos de romance. Eu li o primeiro Ciquenta Tons e agora vou ler o segundo porque gostei bastante. bjs!

عبده العمراوى disse...



شركة مكافحة حشرات بمحايل عسير
شركة مكافحة صراصير بمحايل عسير
شركة تنظيف بمحايل عسير